Produção mais limpa
1.1 Caracterização
No trabalho foi apresentado as oportunidades de implementação da produção mais limpa (P+L) em uma fazenda de cultivo de camarões, localizada no litoral do estado do Rio Grande do Norte, na zona de influência da bacia flúvio-estuarina de Guaraíra. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, implementada através de estudo de caso, utilizando-se para tal, os recursos de pesquisa bibliográfica e coleta de dados. O empreendimento, objeto da presente pesquisa, pode ser classificado como de médio porte, constituído por um conjunto de vinte e quatro tanques de cultivo.
1.2 Oportunidades de P+L - Aspectos Gerais
O cultivo de camarões em viveiros é uma atividade que consome uma grande quantidade de água, constituindo-se a sua descarga de efluentes um aporte de significativa quantidade de matéria orgânica, com pequena incidência de substâncias potencialmente nocivas (Valenti, 2002). Em face desta realidade, deve-se focar a discussão na redução do consumo de recursos e do volume e carga orgânica do efluente descartado.
Os esforços de P+L em fazendas de cultivo de camarões, devem ser direcionados na redução da carga orgânica do efluente. O volume gerado, também é um importante aspecto e está intimamente ligado como consumo de água.
O significativo volume de efluente incentiva a discussão em torno da viabilização de alternativas do seu reúso.
Entende-se relevante promover a utilização de lagoa de decantação, como forma de regular o teor de sólidos em suspensão, possibilitando a alternativa do seu reuso (Anjos dos Santos et al., 2006).
1.3 Oportunidades de P+L - Processo Produtivo
1.3.1 Manutenção e preparação do viveiro
Após o término de cada cultivo, torna-se necessário a realização da manutenção dos viveiros de engorda, que consiste basicamente na limpeza e revolvimento do fundo. Concluída esta etapa, inicia-se a preparação do viveiro para um novo povoamento, processando-se a assepsia, calagem, quando