Produção mais limpa (caso de sucesso)
INTITUTO POLITÉCNICO – UNA ENGENHARIA AMBIENTAL – NOITE
Daniel Vieira
Caso de Sucesso
Produção mais Limpa significa a aplicação de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo. Esta abordagem induz inovação nas empresas, dando um passo em direção ao desenvolvimento econômico sustentado e competitivo.
Tecnologia
No processo de fabricação do papel, a empresa utiliza vapor para aquecimento dos cilindros metálicos que em contato com a folha de papel ainda úmida evapora o excedente de água, possibilitando que o produto final (papel) permaneça com a umidade adequada.Na produção de vapor era empregado, como combustível no queimador da caldeira, óleo BPF do tipo 1, 2 e 3A. Em decorrência dessa combustão, havia emissão de monóxido de carbono, óxidos de enxofre (SOx) e partículas de fuligem para a atmosfera, provenientes da queima incompleta do óleo no processo de combustão. No passado, a empresa enfrentou dificuldades para controlar a emissão de material particulado e óxidos de enxofre (SOx).
Além disso, o uso desse óleo combustível requeria:
− limpeza e manutenção constantes do queimador, gerando resíduos sólidos;
− área para estocagem com diques de contenção e descarregamento do caminhão;
− tanques, bombas, aquecedores elétricos e isolamento térmico, consumindo mais energia e material.
Estes fatores motivaram a empresa a efetuar a substituição do combustível utilizado nas caldeiras para produção de vapor.
Objetivo
Substituir o combustível utilizado na caldeira de aquecimento de vapor (óleo BPF do tipo 1, 2 e 3A) por óleo natural.
Resultado
A adoção dessa medida reduziu o custo mensal de manutenção da caldeira em R$1.280,00, além do custo com a energia