Necessidades interpessoais; inclusão, controle e afeto nos grupos
Segundo Schutz, um grupo se integra a partir do momento em que ‘necessidades fundamentais são satisfeitas pelo grupo’, sendo que estas necessidades são interpessoais, ou seja, somente em grupo e pelo grupo elas podem ser satisfeitas adequadamente.
Logo segundo Schutz, existem 3 necessidades interpessoais sendo elas: inclusão, controle e afeição. Portanto, ao entrar em um grupo o individuo busca estas três necessidades de forma respectiva.
Pode se dizer que a necessidade de inclusão é a necessidade de se sentir aceito, integrado e valorizado pelos demais integrantes do grupo, além de ser a fase em que o individuo ingressante analisa as pessoas e suas idéias, certificando de que está no grupo certo. Esta necessidade pode ser tanto adequada, quanto inadequada dependendo do nível de assistência dada ao grupo.
Já a necessidade de controle se trata de influencia sob o grupo, ou seja, trata-se da responsabilidade do individuo perante o grupo e suas ações em prol do mesmo, se tornando uma necessidade adequada quando é claro o processo de tomada de decisão.
A ultima necessidade, a afeição, consiste em querer provas de valorização perante o grupo, sendo que o individuo buscará saber se é importante e respeitado aos olhos dos demais membros por sua competência ou pelos seus recursos, sendo adequada quando há uma comunicação clara, aberta e honesta entre os integrantes.
Em sumo, conviver consiste em buscar juntos os objetivos, partilhando a vida e experiências em busca de uma projeção futura, sendo que todos nós possuímos a necessidade de conviver e estar com alguém mesmo com a sociedade buscando formar um individuo egoísta. E para conviver bem perante um grupo precisamos ter o bom senso em prol da boa convivência como procurar agir sempre com injustiça e manter o respeito com os