Produção interdiciplinar
INTRODUÇÃO
Um entendimento completo dos requisitos de software é essencial para um o sucesso do desenvolvimento do software. Não importa quão bem projetado ou quão bem codificado seja, um programa mal analisado e especificado frustrará o usuário.
Análise de requisitos é um processo de descoberta, refinamento, modelagem e especificação. O escopo do software, inicialmente estabelecido pelo Analista de Sistemas e refinado durante o planejamento do projeto de software, é aperfeiçoado em detalhes. Modelos, diagramas, fluxos são criados para melhor compreensão do problema. O analista e o usuário desempenham um papel ativo na análise e especificação de requisitos. O cliente (usuário) tenta reformular um conceito de função e desempenho de software, às vezes nebuloso, sem detalhes concretos. O analista age como indagador, consultor e solucionador de problemas.
Entretanto, a análise e especificação de requisitos podem parecer uma tarefa relativamente simples, mas as aparências enganam. O grau comunicação é elevado. Daí surge as oportunidades de interpretações errôneas e informações falsas. A ambigüidade é provável.
O Analista de Sistemas faz o levantamento dos seguintes requisitos necessários nesta etapa para iniciar nosso projeto: • Na análise de textos: O usuário nos descreveu suas necessidades. E as ocorrências a serem utilizadas são: Sugestões, Atendimento ao Cliente, Cobrança, Chamados, Manutenção, Agenda. • Observando o comportamento dos usuários em seu ambiente de trabalho, notamos que os mesmos vão necessitar de um treinamento na utilização do sistema; • Analisando e discutindo com o usuário a maneira como é feito o trabalho, aprendemos também como diminuir a dificuldade dos mesmos na hora de utilizar o software, tornando-o