produção de texto
RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO:
O QUE NÓS TEMOS A VER COM ISSO?
A sociedade caminha para um grande desenvolvimento, mas acaba esquecendo-se de valorizar as culturas, do jeito de pensar e acaba discriminando pessoas de baixa renda, negros, por virem de culturas diferentes. Como educadores precisamos termos cautela, pois a cada dia enfrentamos situações de preconceito, racismo e discriminação por trabalhar com alunos de diferentes classes sociais.
Atuando na área da educação não podemos tratar absolutamente ninguém com indiferença, pois trabalhamos com alunos de mente em formação e podemos ser muito útil, para isso temos que desenvolver em sala esses temas para que os alunos desde os anos iniciais já comecem a entender e respeitar as diferenças. Sabemos que não é tarefa fácil, pois muitas vezes o preconceito já vem da convivência familiar, tornando assim o trabalho mais difícil, já que o professor não pode contar com apoio dos mesmos.
Na sociedade, o preconceito se desenvolve por parte de pessoas preconceituosas, tentando localizar o que lhes falta para ser semelhantes à grande maioria, levando a discriminação, marginalização e violência, baseando-se unicamente nas aparências e na empatia.
A diversidade está presente dentro e fora das escolas e o nosso dever é desenvolver um o lado social igualitário e significativo que é de grande importância educacional.
GÊNERO TEXTUAL
O tema gêneros textuais é muito complexo, pois durante nossa vida, o tempo todo nos deparamos com uma enorme diversidade de textos. Basta olharmos para o lado quando saímos na rua que vamos encontrar uma variedade de texto como: Panfleto, autdoors, cartazes, dentre outros todos com o seu objetivo, seja fazer propaganda, dar informação e esclarecimento etc.
A letra da musicas “A Carta” de Renato Russo e Erasmo Carlos, é um exemplo de um gênero textual do tipo Carta Pessoal, pois se trata de um assunto bastante pessoal ande mostra todo seu sentimento