produção de texto
Centro de educação à distância Polo-Pirituba.
Curso: Serviço Social.
Disciplina: Leitura e Produção de texto.
Jerusa Martins P. do Nascimento
Professor: Dr. Luiz Roberto Wagner
São Paulo, 12 /06 / 2013
Leitura e produção de texto
Pesquisa realizada pelo grupo:
A – Concepção de leitura
As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua de texto e de sentido.
1. O foco dos autores: o texto é resultado de sua representação mental, cabe ao leitor captar os sentidos que o autor nos pretende informar.
A importância da leitura na nossa vida, mostra que devemos cultivar o hábito de ler, para assim crianças e jovens tornarem leitores competentes.
2. Leva em conta o sistema estrutural da língua como sistema, código, cabendo ao leitor identificar, reconhecer, decodificar os sentidos expressos nos textos.
3. Interação entre autor –texto -leitor: Para haver produção de sentido, deve-se levar em conta as experiências e conhecimentos do leitor, conhecimentos construídos socialmente, isso é interação texto- sujeito.
B- Estratégias de leitura
São técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação ou ainda procedimentos, para que critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si que a desfrute e que dê sentido e significado ao que lê. Muitas pessoas encontram dificuldades em ler por achar cansativo e difícil, isso acontece porque o individuo não encontrou uma maneira prática de promover sua leitura.
Segundo Duke e Pearson (2002) foi identificado seis tipos de estratégias de leitura, que as pesquisas realizadas tem sugerido como auxiliares no processo de compreensão são eles:
Predição, leitura em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.
Predição: implica em antecipar, prever fatos ou conteúdos do texto utilizando o conhecimento já existente para facilitar a compreensão.
Leitura em voz