Produção de texto
Coesão Textual
Neumar Michaliszyn
Princípios de construção textual do sentido
Sete critérios (Beaugrande; Dressler (1981)). Dois centrados no texto: 1. Coesão 2. Coerência Cinco centrados no usuário: 1. Situacionalidade 2. Informatividade 3. Intertextualidade 4. Intencionalidade 5. Aceitabilidade Coesão Textual: É a forma como os elementos linguísticos presentes no texto se interligam, se interconectam, por meio de recursos também linguísticos, de modo a formar um “tecido” (tessitura), uma unidade de nível superior à da frase que dela difere qualitativamente. Recursos coesivos Divididos em dois grandes grupos: 1. a remissão/referência a elementos anteriores (coesão remissiva e/ou referencial); 2. coesão sequencial, realizada de forma a garantir a continuidade do sentido. Esses dois grandes grupos são responsáveis pelos dois grandes movimentos de construção do texto. No primeiro grupo entram: a referência, a substituição e a elipse. No segundo, a coesão lexical (reiteração e colocação) e a conexão. Recursos, ou elementos, de ordem gramatical capazes de criar a coesão referencial: • • • • • os pronomes de terceira pessoas (retos e oblíquos); os demais pronomes (possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos); os numerais; os artigos definidos; alguns advérbios locativos, como lá, aí, ali.
Importante: tais elementos podem ter, no texto, função coesiva, isto é, eles nem sempre atuam coesivamente. Exemplos em que esses elementos operam como elementos coesivos: (1) Vá buscar as crianças na escola. Elas saem às 17h.
2
(2) (3) (4) (5) (6)
Todos os livros estão na estante. Os meus são os de capa azul. Você pode escolher a música para a festa: esta é mais alegre, aquela mais romântica Já avaliei os trabalhos. Alguns são excelentes! O professor recomendou a compra de vários livros. Quais deverão ser lidos primeiro? Muitos trabalhos foram premiados no concurso. Os primeiros deverão ser publicados ainda neste semestre. (7) O pobre