produção de texto individual
1 INTRODUÇÃO 3 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social tem como objeto a “questão social”, ou seja, “o
Conjunto” das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura” (IAMAMOTO, 2001). A partir dessa premissa, o movimento de mundialização do capital na contra-tendência da crise de longa duração dos anos 70 traz profundas alterações no modo de gestão e produção do trabalho.
A (re)configuração da questão social na contemporaneidade implica na banalização, na descartabilidade e na indiferença perante outro. O resultado tem sido o agravamento da exploração e das desigualdades sociais no bojo de um desenvolvimento econômico conduzido pelo modo de produção capitalista que é traduzido em barbárie social (IAMAMOTO, 2008).
2 QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
A Questão Social no Brasil aconteceu tardiamente devido ao sistema de colonização introduzido, pois era baseado no trabalho escravo, monocultura agrícola e no latifúndio de exportação. Isso continua até os presentes dias, sendo subordinado aos grandes centros da economia mundial.
Entendendo a “questão social” como fruto do processo de acumulação capitalista e tendo como base a contradição capital/trabalho, remetemos o seu surgimento no Brasil ao último quartel do século XIX, quando havia, no país, cerca de 600 indústrias. A “questão social” no Brasil apresenta similitudes com a sua gênese no cenário internacional. A partir da década de 30 que o estado começa concordar como problema político, pois anteriormente era considerado casos policiais assim as manifestações e represarias eram feitas pela polícia. Já no Pós- Guerra surgiu uma nova Expressão da Questão Social pois o poder público investiu na expansão econômica através de empresas estatais ou de associações com o capital privado e estrangeiro havendo assim avanços