Produção de Biobutanol
Laila Faustino Soares de Oliveira
Salvador
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 04
2. Objetivo 04 2.1 Objetivo geral 04 2.2. Objetivo específico 04
3. Fundamentação teórica 05
4. Aplicação ao desenvolvimento sustentável 05
5. Resultados esperados 06
6. Referências bibliográficas 07
1- INTRODUÇÃO
O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia após dia. Diante desta constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e desenvolvimento social.
A busca por melhores formas de produção, a procura por energias limpas e renováveis e a aplicação do desenvolvimento sustentável tem uma principal finalidade: a minimização dos impactos ambientais. Inúmeras pesquisas são feitas na área de biocombustíveis visando melhores produtos, rendimentos e qualidade e uma energia verde, a fim de atender as necessidades mundiais e reduzir a poluição.
Após analisar todos esses fatores e observar as características do biobutanol, percebe-se que ele é um potencial substituinte da gasolina. O biobutanol apresenta propriedades similares ao da gasolina, a sua produção é a partir da fermentação de biomassa sem valor agregado, ou seja, uma matéria-prima barata e renovável.
Na busca por fontes de energia renováveis, o biobutanol se encaixou perfeitamente ao fator desenvolvimento sustentável.
2- OBJETIVO
2.1 - OBJETIVO GERAL