a importância do orçamento
Diante da atual conjuntura econômica e da alta competitividade do mercado, é extremamente Importante que as empresas tenham um processo de gestão organizacional eficiente e eficaz. Desse modo, objetivo do presente artigo é apresentar e discutir a importância da utilização do orçamento como uma ferramenta, essencial no processo de gestão empresarial, sendo um elemento de destaque no planejamento, organização e controle das organizações. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica exploratória a fim de evidenciar esta importância. Sendo assim, verificou-se que o orçamento, se aplicado de forma eficiente, proporciona uma base sólida de informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões. Neste sentido, entende-se que o orçamento é indispensável no processo de avaliação de desempenho, onde são identificados eventuais desvios e os mesmos podem ser corrigidos e/ou controlados e o sucesso organizacional seja alcançado. Desse modo, é possível afirmar que através do uso de orçamentos os administradores norteiam suas atividades e decisões, planejam, organizam, controlam e analisam a desempenho da empresa.
No atual cenário econômico, diante da incerteza dos acontecimentos e da alta competitividade do mercado. Neste sentido, o orçamento surge como um diferencial nas organizações que dele fazem uso, o qual participa de um sistema que envolve planejamento, controle e análise do desempenho. Através do orçamento é possível controlar o rumo dos negócios, fazendo comparações entre o previsto e o realizado, bem como avaliar a desempenho dos projetos. Desta forma, é possível classificá-lo como uma ferramenta de extrema importância para o sucesso da gestão empresarial.
• Conceito de orçamento e sua importância na organização.
Conceito de orçamento.
Catelli (2001) afirma que os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a