Produção de arte
UFPI – Universidade Federal do Piauí
CT – Centro de Tecnologia
Engenharia de Produção
Economia de Empresa
Prof.: Eulálio
RESULTADOS
DE UMA EMPRESA
TERESINENSE DE PORTE MÉDIO
ALUNOS:
- Adão Francisco
09T12010
- Francisco Eric
09T 11774
Teresina 23 de outubro de 2012
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo o estudo, a demonstração e os pontos onde uma empresa Teresinense (Mercado Local) pode melhorar os seus resultados. Através do calculo e comparação de índices contábeis e econômicos da empresa com os índices considerados ideais. Podendo assim tomar decisões baseadas em dados factuais, para melhorar o desempenho econômico e financeiros.
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Reinaldo Luiz Lunelli na obra Análise das Demonstrações Financeiras.
Resultado da Liquidez Corrente: Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações. Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.
Liquidez Corrente = Ativo circulante / Passivo Circulante
Liquidez Seca: Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.
Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante
Liquidez Imediata: Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.
Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante