PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO DIREITO: MESTRADOS E DOUTORADOS EM DIREITO NO BRASIL
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDCA
ACADÊMICOS:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO DIREITO: MESTRADOS
E DOUTORADOS EM DIREITO NO BRASIL
Jaraguá do Sul
2013
No passado havia poucas pesquisas para fins de projetos científicos na área jurídica, mas nas ultimas décadas houve um aumento significativo de projetos na área do direito. O aumento desses projetos se deve ao fato de que esta havendo um crescimento na taxa de alunos matriculados e ao fato de que os cursos estão cada vez mais curtos em seu período de duração. Alguns autores dizem que o direito ainda não chegou ao patamar de excelência internacional comparado a outros cursos. Para amenizar este problema foram criados os cursos de mestrado e doutorado.
Um fato que impulsionou as pessoas a fazerem uma pós-graduação foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96) que exige para um professor do ensino superior o curso de mestrado e doutorado. Segundo Coutinho e Fachin (2008, p.519)
Desta forma, tem-se que, hoje, a formação de professores para a área universitária deve ser feita por meio de cursos de pós-graduação a fim de ampliar as possibilidades de intervenção social destes professores junto ao público universitário. Tanto é verdade que o número de pós-graduados em Direito vem aumentando consideravelmente na última década, conforme dados da CAPES.
Sobre o que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a instituição terá que ter um terço de seus professores trabalhando em regime integral, o que levará ele a se comprometer mais com suas aulas e propiciar mais projetos científicos aos acadêmicos.
Apenas em 1994 foi decretado que seria obrigatório um TCC ou uma monografia pra a conclusão do curso de Direito. A monografia pode ser uma ferramenta útil para o incentivo à pesquisa e esta estará sempre acompanhada por um professor orientador que ira estimular seu aluno a se aprofundar em suas