Produção Animal
Produção Animal Caprina de Vila Pouca de Aguiar
Artigo apresentado ao Prof. Jorge Azevedo da disciplina Cadeia de Produção Animal turma no segundo ano, do curso de Ciência Alimentar.
UTAD
Vila Real – 13 de Novembro de 2013
Produção Animal Caprina de Vila Pouca de Aguiar
1.Introdução
Uma produção animal sustentável tem que ser realizada obedecendo à vários parâmetros. Para melhor compreensão deste conceito no âmbito da unidade curricular Cadeia de Produção Animal, foi realizado o desafio de acompanhar uma produção animal, em todo o seu intimo. A produção escolhida é de caprinos em Vila Pouca de Aguiar na Associação Nacional de Criadores de Cabra Bravia- ANCABRA. O acompanhamento foi feito desde em que o animal nasce até que este é abatido, estando atentos a sua alimentação e aos seus tratamentos de modo no final de todo este estudo possamos dizer se está dentro dos parâmetros de uma produção sustentável.
2. Desenvolvimento
Produção animal sustentável é uma produção que envolve todos os campos da ecologia, a sociedade, a economia e o bem-estar animal. Em Vila Pouca de Aguiar foi acompanhada uma produção caprina da raça Bravia com objectivo de poder classificar se é realmente uma produção animal sustentável, avaliando todos os campos.
2.1. Associação da Produção de Caprinos em Vila Pouca de Aguiar
A Associação Nacional de Criadores de Cabra Bravia ou ANCABRA foi constituída por escritura pública, em 4 de Novembro de 1994, no Cartório Notarial de Vila Pouca de Aguiar, tendo a sua sede social em Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, Portugal.
Como associação nacional da raça Bravia tem a sua área de acção e intervenção todo o território português em que se encontrem cabras de raça Bravia.
A associação solicitou em 2001 a certificação do cabrito bravio.
2.2. Caracteristas da Raça Bravia em Vila Pouca de Aguiar