produção animal
Criação de bovinos
Os bovinos sempre foram criados pois fornecem diversos produtos para a supressão humana.O gado bovino foi introduzido no Brasil por volta de 1530 na cidade de São Vicente-SP, e teve um crescimento considerável a partir da década de 80 . Os mesmos são dividos em três espécies principais são eles: O boi comum, o zebu ou boi indiano e o búfalo. Possuem como finalidades principais atender a pecuária de corte e a pecuária leiteira.
Da- se uma maior produção no tempo úmido e se adaptam muito bem ao frio, mas não ao tempo de seca, isso tem sido muito bem maquiado com a criação intensiva destes animais , principalmente se tratando de gado leiteiro onde os animais , são ambientalmente tolerantes através de mecanismos de controle do calor ( ventiladores e ar-condionado), são magros e são criados especialmente só para produzir leite não precisão pastar e nem de musculatura forte, tudo o que ganham em energia é direcionada para a produção de leite, já os de corte são criados extensivamente ou em regime semi- extensivo,precisam de ganho de massa muscular, onde o controle do calor não é tão efetivo.Com isso criadores adaptam estes animais para estarem com peso ideal para o abate na época de seca , e a época de engorda no periodo úmido.
O que tem que ser feito é um ambiente de instalações adequado a determinado objetivo ,em tamanho e qualidade, para facilitar o manejo destes bovinos , evitar estresse principalmente pois pode afetar a qualidade da carcaça ou do leite.
Sempre deve-se observar o valor do animal o custo para mante-lo , o lucro que o mesmo vai proporcionar e resistência, imunidade, doenças pré dispostas também devem ser de grande relevância.
Exemplos: alimentação ruim trará leite de baixa qualidade protéica e energética, animal com característica congênita de agressividade batera nos demais, alem de trabalho em isolar os feridos para trata- los , terei que manter o agressivo isolado. A escolha do animal é