Produçao de texto
È a leitura que exige descoberta e recriação, ela não se configura como um processo passivo, pois, o leitor além de partilhar e recriar referências de mundo transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica.
• Estratégia de leitura:
O leitor construíra o significado em um processo que pode ser dividido em: Antecipações e Hipóteses elaboradas com base em seus conhecimentos sobre: • Autor do texto. • Meio de veiculação do texto • Gênero Textual. • Título. • Distribuição e configuração de informação no texto.
• Leitura e produção de sentido:
Leitura nos remete a produção de sentidos através de uma interação entre autor-leitor via texto os quais se expressam diferentemente de acordo com a subjetividade do leitor: seus conhecimentos, suas experiências e seus valores. Sendo assim, pode-se dizer que o texto constrói-se a cada leitura, não trazendo em si um sentido preestabelecido pelo seu autor, mas uma demarcação para os sentidos, o leitor desempenha um papel ativo, sendo as inferências um processo cognitivo relevante para esse tipo de atividade.Isto ocorre porque elas possibilitam a construção de novos conhecimentos a partir de dados previamente existentes na memória do interlocutor, os quais são ativados e relacionados às informações veiculadas pelo texto.Esse processo favorece a mudança e a transformação do leitor que por sua vez modifica o texto.
GÊNERO TEXTUAL E OS ELEMENTOS QUE O CARACTERIZAM.
O gênero textual se caracteriza por exercer uma função social específica, estas funções sociais são pressentidas e vivênciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele, como por exemplo: um aviso,