Produtividade e takt time
Pouso Alegre
2012
Introdução
Neste trabalho iremos tratar de produtividade, takt-time e tempo de ciclo. Que são formas de se controlar a produção e entender, de forma simplificada, se esta está dando certo ou não.
Assim, pode-se saber, com certeza, em qual ponto a produção pode estar falhando, comparando suas entradas e saídas.
Produtividade
A Produtividade é um indicador de eficiência calculado pela comparação entre a quantidade ou valor de output e a quantidade ou valor do input necessário para a produção desse mesmo output.
Apesar de poder ser utilizado para medir a eficiência na utilização de qualquer input, o conceito de produtividade é mais frequentemente utilizado para medir a eficiência na utilização do fator trabalho. Neste caso, a produtividade é calculada pela divisão da quantidade produzida pelo número de horas (ou pelo número de trabalhadores) necessário para conseguir essa produção.
Através da produtividade, é possível avaliar a capacidade de um sistema para elaborar os produtos e o grau em que são aproveitados os recursos. A melhor produtividade constitui maior rentabilidade para a empresa. Pode ser utilizada para indicar o nível de sucesso de uma operação.
Na economia, a produtividade é a relação entre aquilo que é produzido e os meios empregues. Por isso, quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.
A produtividade global é uma noção utilizada pelas grandes empresas para melhorar a produtividade através do estudo dos seus fatores determinantes e dos elementos/membros que intervêm nas mesmas. Neste sentido, as novas tecnologias, a organização do trabalho e do pessoal, o estudo dos ciclos e a distribuição fazem parte da análise.
A produtividade laboral consiste no aumento ou na diminuição do rendimento, o que se reflete nas variações do trabalho, no capital, na técnica ou em outro qualquer fator.
Por fim, a