Produc A O
•
Minério: Bauxita (4ton de bauxita = 1 ton de Al)
> 1ª Etapa: obtenção do minério bauxita
> 2ª Etapa: obtenção da Alumina
> 3ª Etapa: obtenção do Alumínio
Alumina: obtida pela retirada de impurezas da bauxita através da trituração e banho em soda cáustica da bauxita e por sedimentação e filtragem da mistura (que estava sob alta pressão), obtemos o Aluminato de Sódio que após entrar num precipitador forma a Alumina Hidratada.
Essa Alumina Hidratada entra nos calcinadores que retiram a água formanado a Alumina propriamente dita.
Alumínio: precisamos agora retirar o oxigênio presente na Alumina. Para isso usamos os fornos eletrolíticos. A Alumina é dissolvida dentro dos fornos eletrolíticos em banhos de fluoretos. Os fornos são ligados a um circuito que fornece corrente contínua que reage com o banho químico ocorrendo uma reação e o Alumínio se separa da solução liberando o oxigênio. O alumínio se deposita no fundo e é aspirado em intervalos regulares por sifões.
PRODUÇÃO DO AÇO:
Dar-se início com o Alto Forno, responsável pela transformação do minério de ferro em ferro gusa. Ferro gusa é o produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque (carvão) e calcário num alto forno. O gusa e posteriormente vertido em contentores para formação de lingotes que serão usados na produção do aço.
O Sínter (minério de ferro praparado, mais reativo) + coque + pedra calcária vão pro alto forno.
O ar da base do forno permite a combustão reduzindo o óxido a metal mais denso que se concentra na parte inferior do forno.
O ferro gusa vai então para a aciaria (unidade da siderúrgica voltada para transformar ferro gusa em aço), chegando a um forno convertedor que possui uma lança que sopra oxigênio em alta pressão para o interior do forno produzindo reações químicas que separam as impurezas como gases e escória. A principal reação química ocorre entre o oxigênio injetado e o carbono do gusa retirando carbono e formando o aço. No forno panela faz-se a