Produ O E Reprodu O
A premissa da analise marxista da sociedade :
Os seres humanos , por meio da interação com a natureza e com indivíduos , dão origem á sua vida material.
Os seres humanos produzem seus meios de vida , na busca de atender as suas carências .
É nessa atividade que recriam a si propios e reproduzem sua espécie num processo que é continuamente transformado pela ação das sucessivas gerações.
A ideologia alemã:
“um primeiro pressuposto de toda existência humana e , portanto de toda historia , a saber é que os homens devem estar em condições de poder viver a fim de “fazer historia” . Mas para viver , é necessário antes de mais nada beber, comer , ter um teto onde se abriga , vestir-se e etc.
O primeiro fato histórico é pois a produção dos meios que permitem satisfazer essas necessidades , a produção da própria vida vida material,
Trata-se de um fato histórico , de uma condição fundamental de toda a historia que é necessário , tanto hoje como há milhares de anos , executar , dia a dia , hora a hora a fim de manter os homens vivos”
Os seres humanos , ao produzir para prover-se do que precisam procuram dominar as circunstancias naturais , e podem modificar a fauna e a flora
Para isto , organizam-se socialmente , estabelecem , relações sociais
O ato de produzir gera também novas necessidades , que não são simples exigências naturais ou físicas , mas produtos da existência social a produção determina não só o objeto do consumo , mas também o modo de consumo , e não só de forma objetiva , mas também subjetiva ,Logo a produção cria o consumidor.
Logo,” a própria quantidade das supostas necessidades naturais , como o modo de satisfaze-las , é um produto histórico que depende em grande parte do grau de civilização alcançado”
Na busca de controlar as condições naturais , os homens criam novos objetos os quais não só se