Produ o de soja no Brasil
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
Origem e produção de soja no
Brasil
Alunos: Jabes Camila Vieira
Luis Paulo Lauren
Miller Junior Caldera Gomes
Introdução
Falaremos sobre a origem da soja no Brasil, bem como sua expanção e desenvolvimento no pais, contudo daremos enfase para a produção em toneladas de deste grão, no passar dos anos, desde a introdução até os dias atuais.
Objetivo da pesquisa foi descobrir a produção em toneladas de soja, desde a introdução em nosso pais até os dias atuais.
Metodologia
Usamos como base para nosso estudo, estudos desenvolvidos por instituições conceituadas de nosso pais, como a embrapa e aprosoja.
Nossa técnica de amostragem, foi feita de forma sistemática, ou seja, quando os elementos da população ja se encontram ordenados.
ORIGEM DA SOJA
A soja (Glycine max (L.) Merrill) era uma espécies de planta rasteira que se desenvolviam na costa leste da Ásia e ao longo do Rio Amarelo, na China.
Sua evolução começou com o aparecimento de plantas oriundas de cruzamentos naturais, entre duas espécies de soja selvagem.
Foram domesticadas e melhoradas por cientistas da antiga China.
Em 1940, no auge do seu cultivo como forrageira, foram cultivados, cerca de dois milhões de hectares nos Estados Unidos com propósito comercial. Apesar de conhecida e explorada mais de cinco mil anos (é reconhecida como uma das mais antigas plantas cultivadas do Planeta),
Introdução da soja no Brasil
A soja chegou ao Brasil via Estados Unidos, em 1882.
Gustavo Dutra, então professor da Escola de Agronomia da
Bahia, realizou os primeiros estudos de avaliação de cultivares.
Em 1891, testes de adaptação de cultivares semelhantes aos conduzidos por Dutra na Bahia foram realizados no Instituto
Agronômico de Campinas.
Em 1900 e 1901, o Instituto Agronômico de Campinas, SP, promoveu a primeira distribuição de sementes de soja para produtores paulistas e, nessa mesma data, têm-se registro