trabalhos
Foto: Divulgação
COMO FUNCIONAM EM NOSSO ORGANISMO?
Por: Regina Corrêa Teixeira/Nutricionista
Tomate - Licopeno
Antioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata
Cenoura - Betacaroteno
Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares
• Alimentação saudável, equilíbrio nutricional, qualidade de vida ... com certeza você já ouviu/leu sobre esses assuntos.
Hábitos alimentares adequados como o consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool) passam a ser peça-chave na diminuição do risco de doenças e na promoção de qualidade de vida, desde a infância até o envelhecimento.
O ritmo de vida acelerado que hoje é exigido das pessoas, independente da área de atuação, faz com que o organismo seja extremamente solicitado, até mesmo além do que podemos suportar. O que fazer para reduzir este desgaste? Balancear a alimentação e fazer uso dos ALIMENTOS FUNCIONAIS.
A Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (ANVISA) em 1999 regulamentou o ALIMENTO FUNCIONAL, “...como um alimento ou ingrediente que além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou efeitos benéficos à saúde.” De acordo com a ANVISA, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.
OS ALIMENTOS FUNCIONAIS podem ser classificados em 3 grupos:
• Alimentos com propriedades imunológicas: podem melhorar o sistema imunológico, fazendo com que nosso organismo se defenda de microorganismos. Podemos encontrar nos vegetais, hortaliças, frutas, chás, trigo e peixes.
• Alimentos com atividade antioxidante: