perfume
Este trabalho pretende demonstrar como é feita a representação do conflito racial na obra Portagem, portanto, este trabalho consistira na leitura e analise da obra Portagem.
Apresentação do trabalho
A obra Portagem é um livro de Orlando Mendes publicado em 1966, esta obra conta-nos a historia dum homem de nome João Xelim mestiço filho de pai português e Mãe Moçambicana, este livro faz um retrato ao tempo colonial em Moçambique que foi marcado por uma exploração abusiva do povo moçambicano. Ao longo do texto João Xelim sobre varias restrições, portanto, no inicio do livro João Xelim se vê diferente diante dos outros meninos devido a sua cor, é portanto, por causa da sua cor que Xelim sofre o preconceito racial ao longo do texto é possível constatar que João Xelim teve uma infância muito difícil pois teve muito sedo que trabalhar e não podia ir à escola, pois sò os meninos brancos podiam ir à escola. Na fase adulta João Xelim continua sofrendo preconceito racial este preconceito esta ligado também ao seu status social não é somente o personagem que destaquei acima, mas há também personagem que sofrem o racismo devido o sua cor e status social.
Motivação
O principal motivo da realização deste trabalho é o facto deste tema constituir uma descoberta relevante na área da literatura principalmente a literatura Moçambicana, Portanto, este tema foi escolhido devido a sua grande relevância , ou seja, a motivação que está subjacente a escolha deste tema esta no facto deste tema constituir um desafio na área dos estudos literários.
Objectivos
Segundo Marconi e Lakatos (2007:220) a especificação do objectivo de uma pesquisa responde às questões para quê? E para quem? Os objectivos definem-se em gerais e específicos.
Objectivo geral
Esta ligado a uma visão global e abrangente do tema. relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenómenos e eventos, quer das ideias estudas. vincula-se