Portfolio Individual Thiago 3° Semestre
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
1. Práticas Inclusivas 4
2. Adaptações Curriculares 4
3. Aplicações neste Município 5
4. Tecnologia na Educação 7
5. Construção diálogo inclusivo 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Aprofundar conhecimentos sobre os desafios contemporâneos vivenciados pelo pedagogo escolar, bem como compreender em que medida o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir com a formação desse profissional, na tentativa de dar sentido e significado para a interdisciplinaridade de seus conteúdos, os quais contribuem para a consolidação do Eixo Integrador deste semestre: O Pedagogo e As Práticas Inclusivas. Dessa forma,...
DESENVOLVIMENTO
1. Práticas Inclusivas
1.1 - A definição da palavra prática, provinda de "práxis", relaciona-se ao agir, e, principalmente, à interação inter-humana consciente.
Exemplo: “Teoria é fácil, quero ver a prática”. 1.2 - A definição de inclusão do verbo incluir (do latim includere), no sentido etimológico, significa conter em, compreender, fazer parte de, ou participar de. Assim, falar em inclusão escolar é falar do educando que está contido na escola, ao participar daquilo que o sistema educacional oferece, contribuindo com seu potencial para os projetos e programações da instituição.
Exemplo: “O aluno foi incluso na escola regular”.
“Desejamos viver em uma comunidade que nos inclua e aceite que todas as pessoas, qualquer que seja a raça, a religião, a cor da pele ou a capacidade, tenham o direito à mesma dignidade e ao mesmo respeito. Chamaria isto de Comunidade Inclusiva e acredito que ela é a chave para o nosso futuro, se vamos nos juntar a vocês como seres humanamente iguais”.
Robert Martin
“Conhecer o que afeta o seu aluno é o primeiro passo para criar estratégias que garantam a aprendizagem”. Discurso pronunciado na 16° Conferência Asiática sobre Deficiência Intelectual, realizada no Japão