Produ o de Drogas Vegetais pdf
Etapas
-
Origem
Seleção
Cultivo
Colheita
Preparo pós-colheita
Estabilização/Secagem
Armazenamento
Origem
- Plantas Silvestres
- Cultivadas
Seleção
- A seleção visa a obtenção de drogas em condições padronizadas.
Para isto, se faz necessário a escolha dos organismos pertencentes a espécies em questão.
- Uma certa espécie vegetal pode, apresentar aspecto variável conforme a descendência ou meio onde se desenvolva. Essas modificações podem ser simplesmente morfológicas ou podem ser acompanhadas de variação de sua composição química.
- Esta variação pode estar relacionada com caracteres genéticos.
- A seleção de indivíduos melhores, dotados num determinado sentido, levará à produção de cultura de melhor qualidade. Esta seleção deverá ser repetida periodicamente visando separar elementos de qualidade inferior. Cultivo
- A variedade ou raça selecionada, utilizada na cultura da espécie medicinal, contribui para a obtenção de drogas de qualidade superior.
No cultivo de plantas medicinais, forçosamente teremos que considerar fatores que influem poderosamente na vida vegetal e, portanto, na sua composição. - Estes fatores, em relação ao vegetal, podem ser divididos em dois grandes grupos, a saber:
a) Fatores Extrínsecos;
b) Fatores Intrínsecos.
Cultivo
FATORES EXTRÍNSECOS- (relacionados com o meio no qual o vegetal vive).
-Temperatura - A temperatura é originária da radiação solar, apresenta seus efeitos genéricos influindo também sobre o solo.
Os limites de temperatura, dentro dos quais existe vida vegetal, são distantes. Certas plantas sobrevivem a temperaturas localizadas entre 40 a 60° C abaixo de zero. O intervalo ideal de temperatura localiza-se entre 3 a 30° C.
-Irradiação Solar
- Vento
Cultivo
Umidade
- A umidade é um dos fatores de maior relevância. O transporte dos alimentos do solo para a planta e, na planta, de um para outro órgão, depende fundamentalmente da água. A síntese dos hidratos de carbono, ponto de partida para