Procuração
Não é obrigatório, mas é importante deixar alguém para tratar qualquer pendência ou assunto relacionado aos seus interesses durante sua viagem de intercâmbio para a Irlanda. Para isso, temos as procurações que servem para darmos este poder à outra pessoa.
Como a responsabilidade é muita, pois dependendo do tipo de procuração você passa poderes plenos, é bom nomear uma pessoa bem próxima e de extrema confiança: seus pais ou irmãos ou parente mais próximo. Em alguns casos, o advogado da família. Aí vai de acordo com o que você precisa.
A procuração pode servir para várias coisas diferentes, por isso é bom saber o que você quer para que essas informações constem de forma clara e não haja quaisquer problemas para quem vai te representar.
Vou explicar dois modelos para facilitar um pouco:
Procuração Simples – É uma procuração com firma reconhecida (particular) ou lavrada em cartório (pública). Esse tipo vai dar poderes para te representar em algum órgão, civil ou comercial. Nela, o seu indicado pode te representar ou administrar os assuntos que nela constarão. Porém, o representante não poderá tomar decisões ou falar por você.
Procuração Plenos Poderes – É mais genérica e pode incluir vários interesses, inclusive judiciais. O que evita ter que fazer muitos tipos de procurações. Existem apenas algumas exceções de atividades que não podem ser incluídas nem nessa nem em nenhum tipo de procuração, como o voto.
As procurações podem ser públicas ou particulares:
Procuração Pública – Deve ser lavrada em tabelionato de notas. É preciso indicar os poderes, gerais ou específicos. Quando gerais, podem não ser aceitas por não detalhar exatamente a representação.
Procuração Particular – É redigida pelo próprio outorgante (quem será representado, no caso, você) e reconhecida em cartório. Assim como a pública, você vai indicar os poderes ao seu outorgado (seu representante).
Independente do tipo de procuração, é