Procrastinação é comum, mas pode comprometer carreira.
Se você respondeu sim a estas perguntas, saiba que não está sozinho. A maior parte das pessoas tem tendência a procrastinar em algum grau. O problema acontece quando são tomadas por uma procrastinação crônica que começa a afetar as suas vidas, atrapalhando o seu dia a dia, o desenvolvimento do seu potencial, chegando até a comprometer as suas carreiras dentro do escritório.
Além disso, quanto mais você procrastina, mais se sente mal, aumentando o estresse e a angústia em sua vida. Contudo, a boa notícia é que a procrastinação é um hábito e como todos eles, é possível de ser mudado.
A melhor forma para começar a lidar com isso é se analisar. A chave para controlar esse hábito destrutivo é reconhecer quando você começa a procrastinar, entender por que isso acontece e tomar medidas para gerir o seu tempo e obter melhores resultados. Abaixo, estão elencados alguns motivos que levam à procrastinação.
A maior parte das pessoas procrastina porque acha determinada tarefa chata. Certa vez, escrevi uma frase dizendo que “Procrastinação é o ato de adiar por 2 meses, aquilo que a gente termina resolvendo em 2 minutos.” Isso acontece porque que o seu cérebro está naturalmente programado a fugir do desconforto, buscando algum prazer momentâneo. Contudo, quando você “põe a mão na massa”, percebe que aquilo não era tão maçante ou difícil assim. Este primeiro passo já traz uma sensação de alívio que aumenta ainda mais quando a tarefa é finalizada. Portanto, o melhor a fazer é entrar em ação. Quanto antes você enfrentar “o bicho de sete cabeças”, mais rápido irá tirá-lo do caminho sendo