procrastinaçao
”Procrastinar é algo de que pouco se fala, mas que muito se faz. Embora embromação possa ser um de seus quase sinônimos populares, a procrastinação vai um pouco além disso, É um comportamento crônico nocivo, embora muito comum.” (ALVES RENATO, 2012)
Procrastinar significa deixar para depois o que pode ser feito agora. Nas empresas, a procrastinação aparece quando o colaborador precisa tomar decisões, que determinarão o sucesso ou fracasso em sua carreira profissional. Contudo, muitas vezes, ele simplesmente não consegue, algo o bloqueia. (RONAN GOERL, 2013)
Pelas conseqüências de procrastinar, é necessário o estudo sistemático para investigar os antecedentes e conseqüentes de procrastinar, que produza instrumentos para identificação e avaliação das variáveis relevantes. Este estudo tem sido feito na área de autocontrole, e destacando o controle do ambiente e de regras (Malott, Whaley e Malott, 1993).
Outro aspecto analisado na procrastinação, tanto acadêmica como na vida diária, especialmente por psicólogos clínicos, são as crenças falsas, como: ''tenho que ser perfeito ","é mais seguro não fazer nada do que correr o risco e falhar". (Burka e Yuen 1991).
0s dados indicando uma relação de causalidade entre procrastinação e estados psicológicos negativos são obtidos por pesquisas correlacionais e não longitudinais, não estando claro se a procrastinação causa disfunções psicológicas ou se relação é inversa. Indicam somente que a procrastinação é mais pronunciada nos jovens e nos