processso de formulação de layout
O artigo “processo de formulação de layout em supermercados convencionais no Brasil” (Toaldo, Abel Sobrinho, Camargo, 2009), traz como temática a importância da cadeia de varejo para a atividade comercial do país, descrevendo seu processo na história do mercado.
O objetivo do artigo centraliza-se na compreensão do tema em questão, no Sul do Brasil.
Os autores justificam o tema pela sua importância na teoria e na prática, tanto no aspecto mercadológico quanto acadêmico, o que contribui para o desenvolvimento do conhecimento no setor de varejo, principalmente dos supermercados.
A empresa deverá fazer um estudo de seus consumidores, afim de conhecer o estilo de vida que cada um leva e desta forma elaborar o layout adequado para seu empreendimento, visto que por ele passa consumidores que gostam de olhar e buscar preços fazendo comparativos, os que estão com pressa, entre outros.
Outro ponto importante, abordado no artigo, é fazer com que o cliente se sinta em um ambiente confortável, pois quanto mais tempo ficar dentro da loja, mais produtos ele irá comprar. Porém, existe diferenças entre ficar dentro da loja por que tem interesse em adquirir mais produtos, e ficar na loja por que a fila nos caixas estão grandes. Alguns supermercados apresentam seu layout de uma forma confusa, o que impede o consumidor de localizar o produto causando desconforto ou até mesmo fazendo com que o consumidor deixe de adquirir, pois não encontrou ou ficou muito tempo na espera em filas. Desta forma, deve ser feito a análise para aumentar a satisfação dos clientes e otimizar o tempo, utilizando o espaço de forma adequada.
Uma pesquisa realizada em 3 diferentes supermercados, aponta que a diferença entre uma e outra está localizada na parte de perecíveis, dando maior destaque à panificação. Quanto ao layout, todas possuem um layout-padrão, inspirados em visitas à concorrência e opinião de fornecedores.
O layout deve causar impacto nos clientes,