Processos usuais de soldagem
- MIG/MAG
TIG
ELETRODO REVESTIDO
SOLDA OXIACETILÊNICA
ARCO SUBMERSO
PROCESSO DE SOLDAGEM MIG/MAG
FUNDAMENTOS DO PROCESSO Processo semi-automático usado basicamente na produção em função de permitir trabalho ininterrupto pois o metal de adição alimenta a tocha continuamente evitando paradas para troca de eletrodos ou limpeza dos cordões, uma vez que não há revestimentos (com exceção do arame tubular) a proteção da zona de soldagem é feita através de gases de proteção que quando são inertes estamos falando da MIG e quando ativos nos referimos à MAG. A relação custo/benefício é muito boa o que o torna um processo muito utilizado industrialmente.
MIG – Metal Inert Gas
MAG – Metal Active Gas
Pode ser automatizado sem maiores problemas inclusive com o uso de robots.
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO O esquema abaixo ilustra o processo mostrando a região da solda. Um arco elétrico é estabelecido entre o arame (metal de adição) e a peça. O metal de adição é fornecido em carretéis normalmente de 15 kg. A proteção da solda é feita com uma atmosfera gasosa que pode ser ativa ou inerte.
APLICAÇÕES É utilizado em muitos ramos industriais inclusive indústria automobilistica, e onde se requer um serviço limpo rápido e de boa qualidade.
Vantagens
- Processo limpo;
- Alta energia o que permite soldar alumínio e aço inoxidável com facilidade;
Desvantagens
PARÂMETROS DO PROCESSO
Corrente de soldagem
Cordão de Solda TIG
Comprimento do arco
Velocidade de Soldagem
Vazão do gás de proteção
TÉCNICAS OPERACIONAIS Nesse processo o resultado final da soldagem é de total responsabilidade do soldador que deve receber treinamento teórico e prático e reciclagem quando por alguma razão permanecer distante do processo por pelo menos seis meses. Devido à sua baixa deposição de material e a relativa complexidade não é muito comum sua automatização, fato que confere ainda maior importância para o