Medicina wari e os conflitos das tradições médicas
Ciências Sociais
Antropologia da Saúde
A Medicina: da sua Formação até o Conflito.
Husani Ferreira Elias – R.A. 474495
Conforme Foucault, a medicina social nasce no século XVIII, essa medicina valoriza a relação médico-doente. A formação da medicina não tem só o foco na saúde, esta é parte do Estado, decidindo quem é saudável ou não, por exemplo. A medicina do Estado ocorreu na cultura alemã do mesmo século, e que não é exclusividade desse país. O fato de mostrar o que é saudável ou não, depois dessa medicina se institucionalizar, pode causar conflitos, com as formas já existentes de medicina. A possibilidade desses conflitos faz com que o Estado se organize de forma que, o atendimento seja uniforme dentro de seu território, buscando a promoção de uma melhora no nível de saúde da população.
A urbanização também tem um papel importante na formação dessa nova consciência de uniformidade médica ocidental. Dentro desse processo de urbanização, uma série de fatores começam a ser levados em consideração, como o controle sobre locais, que deveriam possuir uma boa circulação da água e do ar. Atitudes como essa buscam uma uniformização, com o intuito de melhorar o nível da saúde do Estado. A intenção com estas atitudes é a prevenção de doenças que circulam o meio urbano. Com isso são criados espaços para o tratamento das doenças, espaços esses criados para afastar este indivíduo da população para que ele não propagasse a sua doença, e tratar a doença. Através desse tratamento, o normal passa a ser separado do patológico, o hospital é onde ficam os indivíduos com patologias, para que se curem e não transmitam estas para os outros indivíduos da sociedade.
Regras como a higiene, nesses espaços, tornam se fundamentais. Assim, a higiene torna-se algo básico na criação dessa nova cultura, em "O Nascimento da Clínica", Foucault lembra que "em meados do século XVIII, Pomme tratou e curou uma histérica fazendo-a tomar banhos de