Processos telefonia
Disciplina: Gestão por Processos
Grupo:
Bruno Eduardo Ferreira
Fidel Luiz Alonso Demarchi
Gabriel Xavier Calixto
Sandra Oliveira dos Santos
SUMÁRIO
1 - Introdução..............................................................................................................1
1. INTRODUÇÃO
A portabilidade numérica, benefício que permite a troca de operadora de telefonia fixa e móvel com a manutenção do número do telefone, foi implantada gradativamente no Brasil, a partir de 1º de setembro de 2008. O processo de implantação aconteceu em 14 etapas e foi concluído no dia 2 de março de 2009.
Esta facilidade permite ao usuário manter o número de telefone fixo ou móvel independentemente da operadora a que estiver vinculado, valendo tanto para usuários de telefonia fixa (Serviço Telefônico Fixo Comutado) como móvel (Serviço Móvel Pessoal).
No ano de 2012 foram realizados cerca de 475 mil pedidos/mês, porém só foram concluídas 394 mil portabilidades. Neste trabalho vamos observar como foi estabelecido o processo existente atualmente e como ele ou parte dele poderia ser melhorado ao usuário.
2. DEFINIÇÃO DA ÁREA A SER TRABALHADA
Buscaremos entender o Processo de Portabilidade e quais suas oportunidades. Este processo faz parte do serviço de Telecomunicações, e para entender melhor vamos buscar o significado do termo Telecomunicação, que é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "ar") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar". Quando o destino da informação está próximo da fonte, a transmissão é direta e imediata, tal como se processa a conversação entre duas pessoas num mesmo ambiente. Quando a distância entre elas aumenta, no entanto, o processo de comunicação direta se torna mais difícil. Há então a necessidade de um sistema de telecomunicação - um conjunto de meios e dispositivos que permita a fonte e