Processos Psicológicos - Temas básicos
Matéria: Atenção
Conceito
Atenção é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles.
Ou ainda, atenção é um processo, pois é gradual, sendo assim, a mesma passa por etapas, funções, direções, escolhas, estímulos, etc.
Os três tipos de atenção
Atenção sustentada: foi definida como um “estado de prontidão para detectar e responder a certas alterações específicas na situação de estímulos.”
Ou seja, o meu foco está voltado para um determinado assunto, uma determinada atividade, por alguns segundos ou minutos.
Atenção divida: refere-se a possibilidade de atender concomitantemente a duas ou mais fontes de estimulação, o que pode envolver tanto aspectos espaciais como aspectos temporais. Ou seja, a possibilidade de atender ao mesmo tempo, duas ou mais fontes de estimulação.
Atenção seletiva: refere-se a capacidade de direcionar a atenção para uma determinada porção do ambiente enquanto os demais estímulos à sua volta são ignorados.
O processo de aprendizagem ou cognição
Os mecanismos atencionais têm sido apontados como componentes essenciais para os processos cognitivos ou de aprendizagem. Para um organismo aprender, ele deve ser capaz de perceber estímulos ambientais, realizar associações entre esses estímulos e arquivar informações relevantes.
Sendo assim, sem a atenção, não existe a aprendizagem significativa, que consiste em organizar as informações, comparando-as a outras lembranças já existentes no cérebro, sempre privilegiando as mais relevantes. A maior parte é esquecida rapidamente, e poucas informações ficam retidas para serem usadas posteriormente.
Ou seja, no processo de aprendizagem, eu utilizo os três tipos de atenção, pois seleciono as atividades ou estímulos que preciso ou me interessam, divido a atenção quando necessário, como por exemplo ao escutar um barulho fora da sala de aula, mas por necessidade ou motivação, me esforço em sustentar