Musculos
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e são responsáveis pela locomoção e outros movimentos, como a contração de alguns órgãos e das artérias. Essas contrações podem ser voluntárias e involuntárias, ou seja, pela nossa necessidade e vontade de locomoção e movimentação ou pela necessidade sem que a nossa vontade ou desejo interfira nessa contração.
As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamento proteico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células. (LOPES; ROSSO, 2005, p.168).
Tipos de tecidos musculares
Há três tipos de tecidos musculares, o liso, estriado esquelético e o estriado cardíaco. Para cada um há, uma particularidade especifica. Esses tipos de tecido são responsáveis por todos os movimentos do nosso desde os batimentos cardíacos até o simples caminhar.
Figura 1: tecido muscular liso; tecido muscular estriado esquelético; tecido muscular estriado cardíaco.
Fonte: BSCIENTIFIC, 2009.
Tecido muscular liso
É encontrado em nossas vísceras, ou seja, revestindo nossos órgãos internos como estômago, intestino, bexiga, útero, artérias, veias, glândulas, entre outros. Esse tecido muscular liso apresenta uma contração uma lenta, fraca e involuntária, ou seja, não dependendo da nossa vontade.
Ele apresenta miócitos mononucleados e somente com estrias longitudinais, motivo pelo qual são chamados miócitos lisos. As fibras musculares lisas, diferentemente dos outros tipos de células musculares são fusiformes; suas extremidades são mais delgadas que o seu centro. (LOPES; ROSSO, 2005, p.170).
Esse tecido é responsável pelas forças de contração da maioria dos nossos órgãos internos, que estão sob o controlo do sistema nervoso autónomo. Do ponto vista estrutural é o tecido muscular com as células mais simples.
Existem duas características no tecido muscular