Astronomia
1. INTRODUÇÃO
A Astronomia é a Ciência que estuda os corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias), que vão desde planetas a galáxias, e todos os fenómenos com origem fora da nossa atmosfera, como os vários tipos de radiações. Esta envolve o movimento de objetos celestes, a Física e a Química que tudo compõem, a formação e o desenvolvimento de todo o universo.
A astronomia é uma das mais antigas ciências da humanidade surge simultaneamente na China, Índia, Mesopotâmia e Egito entre 5000 a.C e 3000 a.C. Esses povos já observavam e registravam os movimentos dos corpos celestes a fim de estabelecer um calendário ordenado para regular suas atividades cotidianas. A Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange, os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, iranianos emaias realizaram observações metódicas do céu noturno.
No entrato, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna. Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria, navegação astronômica, astronomia observada na elaboração de calendários.
2. HISTÓRICO
Desde os tempos mais antigos, já existiam pessoas que se interessavam pela astronomia.
Pode-se destacar uma grande quantidade de matemáticos que contribuíram com o seu desenvolvimento. Abaixo, será citado alguns deles e suas contribuições.
2.1. Na Grécia Antiga:
Por volta de 700 a.C. até 300 d.C. podemos notar que a Astronomia na Grécia é um dos braços da Matemática e só mais tarde se voltaria para a Física.
Tales de Mileto (624 - 546 a.C.) – Para ele a Terra era um disco plano em uma vasta extensão de água. Tales pôde prever um eclipse com antecedência. Nesta época, o astrônomo era um medidor de tempo e um “profeta” da entrada das estações climáticas e das fases da lua.
Pitágoras de Samos – Foi um