Processos Psicológicos Básicos
‘’ Para representar o mundo exterior em nossa cabeça, devemos detectar a energia física do ambiente e codifica-la como sinais nervosos, um processo (...) chamado sensação. E devemos selecionar, organizar e interpretar nossas sensações, um processo (...) chamado percepção.’’
Existem duas formas de processamento de informações: o processamento de baixo para cima e o processamento de cima para baixo. O processamento de baixo para cima é responsável pela transformação de uma informação externa em código neural, já o processamento de cima para baixo é responsável pela integração de informações no cérebro, pela experiência e pelas expectativas. Essa integração de informações é o ponto inicial para a Percepção.
É importante ressaltar que ambos os processamentos podem ser alterados por uma Adaptação Sensorial, como por exemplo, quando colocamos o relógio no pulso (de baixo para cima), pois depois de alguns minutos ele não incomodará mais e isso ocorre devido a uma ‘’ pausa ‘’ no processamento de informações.
Prosopagnosia: é uma deficiência que ocorre na Percepção, apesar de uma Sensação normal. Uma pessoa que apresenta essa deficiência consegue transformar o estímulo externo em código neural, mas não consegue integrar informações. Nesse caso, essa pessoa conseguirá ter uma informação visual e até descrever um rosto momentaneamente, mas não reconhecerá esse rosto em outras situações.
Autismo: um dos prejuízos dessa deficiência é o de integração multissensorial. Um autista não tem uma integração multissensorial como a de pessoas que não apresentam essa deficiência.
‘’ Os dons sensoriais da natureza atendem às necessidades de cada organismo vivo. ‘’
Limiares Absolutos
É a estimulação mínima que necessitamos para detectar alguns estímulos específicos. Essa estimulação é definida pelo 50-50, ou seja, é medida pelo seu aparecimento em 50% dos casos.
Detecção de Sinais
‘’ Detectar um estímulo – ou sinal – fraco depende não apenas da força do