processos psicologicos
Processos psicológicos é um conjunto de actividades que determinam os padrões de imagens visuais, auditivas, tacteis e gustivas.
Etmologicamente a palavra Pensar vem do Latin com o termo’’pensãre’’ intencivo do latin pendere’’ pensar e é abase do conceito de pensar em todas as línguas romanas.
O pensar tambem pode ser consebido como processo de avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.
Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento:
Pensamento- em psicologia é a noção equivalente actividade simbólica seja, a processos orientados no sentido da produção ou manipulação de simbólos, e por sua vez simbólos se definem como representações arnazenadas de determinantes não bimbólicos do comportamento, ou ainda em niveis mais elevados, de outros materiais simbólicos ja expressivos de eventos ou realidades exteriors.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem o mundo, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognição, senciência, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.
Tipos de pensamento
Existem vários tipos de pensamento a mencionar os seguintes:
Pensamento Visual-Figurado- é um tipo de pensamento que baseia-se nas representações tais como, gravuras, modelos imagens e outros.
Pensamento Abstrato- no pensamento abstrato não so usa-se imagens mentais como pressuposto básico para resulução de um problema ou para descrever as