Processos Psicologicos
Mariana Marques Matos Curso:
Farmácia 1º Período (Noturno)
Disciplina:
Anatomia Humana Básica OBJETIVOS ESPECÍFICOS CAPÍTULO II
Esqueleto
1. Conceituar esqueleto dos pontos de vista estrutural efuncional;
Estudo no sentido mais amplo das formações intimamenteligadas ou relacionadas com os ossos formando oarcabouço do corpo que, possibilita desempenho de suasdiversas funções.
2. Citar as funções do esqueleto; Proteção para órgãos e sistemas, sustentação ecorformação do corpo, armazenamento de íons Ca e P,sistemas de alavancas movimentadas pelos músculos nomovimentos de deslocamento do corpo e produção dealgumas células do corpo.
3. Citar os tipos de esqueleto e suas diferenças
;Esqueleto articulado e desarticulado. O esqueletoarticulado se define onde os ossos tem união entre si deforma natural e o desarticulado, onde não se tem uniõespróprias dos ossos que podem se prenderem por meio departes moles.
4. Citar os ossos que constituem os esqueletos axial,apendicular e as cinturas escapular e pélvica;
Axial:Ossos da cabeça, pescoço, tórax e coluna. Apendicular:úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, metacarpo e falanges,fêmur, patela, tíbio, fíbula, calcâneo, ossos do tarso,metatarso e falanges. Escapular: clavícula e escápula naarticulação do úmero. Pélvica: Ossos do quadril searticulando com coluna sacra e fêmur.
5. Citar fatores que determinam as variações no númerode ossos do esqueleto humano
;Fatores etários, individuais e critérios de contagem.
6. Dar exemplos de variações no número de ossos doesqueleto humano, decorrentes de fatores etários eindividuais;
Recém-nascidos: Frontal em 2 porções direita e esquerda equadril dividido em 3 partes: ílio, ísquio e pube. Individuais:Persistências de divisão do osso frontal, e possíveis ossosextranumerários possibilitando variações (ex.: ossos docóccix). Critérios de