Processos Neoplásicos
*Definição: Processos neoplásicos são quando ocorre um evento celular aonde o controle na multiplicação dessas células fica alterado proporcionando o desenvolvimento de tumores malignos ou não. De acordo com o grau de multiplicação e com a velocidade e capacidade de invasão e produção de metástases estamos diante de uma neoplasia maligna. Células neoplásicas são aquelas que, por alguns mecanismos, tiveram seu código genético alterado, a ponto de perder a função característica, como exemplo podermos citar: uma célula hepática, que sofre uma alteração em seu código genético, irá perder suas funções essenciais, nos processos metabólicos de biomoléculas, e ainda irá se dividir de forma desordenada, ao ponto de formar um tecido hepático que perderá sua função natural.
*Classificação das neoplasias:
Existe a classificação histogenética das neoplasias, que tem como critério o tecido de origem.
Epiteliais:
a) Do epitélio de revestimento: as benignas são denominadas “papilomas” e as malignas, “carcinomas”;
b) Do epitélio glandular: as benignas são denominadas “adenomas” e as malignas, “adenocarcinomas”.
Mesenquimais:
a) Não-hematopoiéticas: incluem todas as células mesenquimais nãe derivadas do tecido hematopoiéticos (sanguíneo). As benignas recebem o nome segundo o tecido de origem seguido do sufixo “Omã”; as malignas recebem a terminação “sarcoma”.
b) Hematopoiéticas: incluem as células que são exportadas para o sangue (principalmente com relação aos glóbulos brancos). A grande maioria tem comportamento maligno; quando há formação de massas distinguíveis, chamamos de “linfoma”, “plasmacitoma” etc.; quando há exportação de célula tumorais da medula diretamente para o sangue, dizemos “leucemia”.
Processos Neoplásicos
*Definição: Processos neoplásicos são quando ocorre um evento celular aonde o controle na multiplicação dessas células fica alterado proporcionando o desenvolvimento de tumores malignos