radiaçao beta
Radiação Alfa: A radiação Alfa é formada por 02 (dois) prótons e 02 (dois) nêutrons, com energia cinética. Emitida por núcleos de massa atômica. As radiações alfa possuem uma penetração reduzida e alta ionização. Existem alguns radionuclideos naturais que emitem radiações alfa, como por exemplo: urânio, tório, bismuto, radônio, etc. quando esses radionucliedeos são inalados ou ingeridos em quantidades consideráveis, eles podem causar danos a mucosa que protege o sistema respiratório e gastrointestinal dos seres humanos.
Radiação Beta: a radiação beta de um elétron em busca de estabilidade, quando um nêutron ou próton se transformam quando acompanhados de uma partícula neutra. A energia é variável, apresentando um espectro. O poder de penetração é baixo e dependente da energia. Essa característica permite que a radiação beta seja usada em aplicações da Medicina, principalmente sob a pele humana, atuando na aceleração de cicatrização de cirurgias plásticas ou no globo ocular.
Radiação Gama: a radiação gama é uma radiação eletromagnética, sendo uma espécie de onda eletromagnética, onde as substancias emitem calor e apresentam a condição de ionizar o ar e tornar o mesmo um condutor de corrente elétrica. A radiação gama possui um grande poder de penetração e altas energias, e a sua emissão acontece pelos nuclídeos radioativos usados. Eles são usados na esterilização de equipamentos médicos e de alimentos.
Os Males Da Radiação
Apesar da radiação quando bem utilizada trazer inúmeros benefícios aos seres humanos, quando entramos em contato excessivo com esses tipos de material, teremos algumas consequências negativas:
Um dos grandes riscos apresentados pelo excesso de radiação é o câncer,quanto maior a dosagem de radiação recebida, maior a chance da pessoa desenvolver a doença;
A radiação pode provocar problemas genéticos (mutações) aos filhos de pessoas que foram expostas as radiações;
Mães que foram