Anatomia Humana
O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos; a movimentação dos órgãos; constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso e desempenham papeis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio. TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, as vezes, por distancias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
SINAPSES
As sinapses são regiões de conexão química estabelecidas entre um neurônio e outro; entre um neurônio e uma fibra muscular ou entre um neurônio e uma célula glandular.
NEURÔNIOS
Os neurônios são células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dendritos e axônios.
Corpo celular: contem núcleo e citoplasma com organela citoplasmática usualmente encontradas em outras células. O corpo celular é, como os dendritos, local de recepção dos estímulos, através de contatos sinápticos.
Dendritos: geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, são especializados em receber estímulos.
Axônios: o maior prolongamento da célula nervosa (varia de frações de milímetros ate cerca de um metro), transmite os impulsos nervosos.
DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO
SISTEMA NERVOSO CENTRAL ( SNC )
Divisão
Partes
Funções gerais Sistema nervoso central (SNC)
Encéfalo
e
Medula espinhal Processamento e integração de informações
O SNC é heterogêneo quanto