PROCESSOS INFLACIONARIOS
A principal causa do processo inflacionário é desequilíbrio entre a oferta e a procura.
Inflação é o aumento dos preços, bens e serviços, que envolve toda a economia de um país. Com o aumento da inflação consequentemente a moeda perde o seu valor naquele momento, ou seja, a moeda perde seu poder aquisitivo. Uma das causas da inflação esta relacionadas com o aumento exagerado do preço de um bem, ou serviço básico, como por exemplo, assistência médica, telefonia, distribuição de energia elétrica, aluguéis, petróleo entre outros, ou ainda, pelo aumento ou excesso de consumo, aumentando a procura de um produto, consequentemente, o seu preço ira aumentar. Como o salário do trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo, e assim os trabalhadores não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente, pois seus salários continuam os mesmos e os produtos aumentam seu valor.
Por exemplo, uma cesta básica que custa 10 reais em janeiro passa a ser vendida por 20 reais em fevereiro, apurou-se uma inflação de 50% no mês de fevereiro.
Causas da inflação:
Excesso de gastos O excesso de gastos esta ligado diretamente com o conceito de oferta e procura. Quanto mais a população quer gastar, mais ela vai procurar mercadorias para comprar, Com isso, sua procura aumenta e suas ofertas diminuem. Assim os preços irão subir – serão inflacionados.
Aumentar o salário do trabalhador mais rápido do que a produção
Quando recebemos a noticia que o salário mínimo aumentou, todos nós ficamos felizes, mas será que é simples assim?
Exemplo: Uma empresa que produz garrafas térmicas e têm 2000 funcionários, o salário mínimo aumentou para os 2000 funcionários, mas a produção da empresa continua exatamente a mesma. Ela está gastando muito mais e produzindo o mesmo que antes, então para continuar com os mesmos lucros, a empresa acaba incorporando no preço das garrafas térmicas o aumento do