processos industriais
Técnico em Segurança do Trabalho
Processos Industriais
Liliane Barreto Santos
Serra ES, 20 de Maio de 2015.
Sumário
Introdução 3
Siderurgia: Operações 3
Perigos 3
Proteções: Segurança do Processo 3
Gerenciamento de Riscos 3
Proteção contra incêndios 4
Mineração 4
Acidentes em Minas 4
Riscos na Mineração 4
Gerenciamento de Riscos 6
Construções Navais: Riscos 6
Medidas de Controle: Prevenção 6
Empresas de Processamento de Carnes: Riscos 7
Medidas de Controle 8
Conclusão 8
Introdução
O desenvolvimento tecnológico da humanidade além de trazer enormes benefícios e confortos para o homem do século XX, tem expostos os trabalhadores à diversos agentes potencialmente nocivos e que sob certas condições poderão provocar doenças ou desajustes no organismo ou levar até a óbito se não houver medidas de controles eficazes nas pessoas que desenvolvem suas atividades normais em variados locais de trabalho.
A higiene ocupacional, estruturada como uma ciência prevencionista, vem sendo aperfeiçoada dia-a-dia e tem como objetivo fundamental atuar no ambiente de trabalho, a fim de detectar o tipo de agente prejudicial, quantificar sua intensidade ou concentração e tomar as medidas de controle necessárias para resguardar a saúde e o conforto dos trabalhadores durante toda a sua vida de trabalho.
Siderurgia: Operações
O ferro-gusa derramado em um “carro torpedo” é transportado e por intermédio de uma “concha” é levado até o convertedor. No convertedor, os subprodutos indesejados na gusa são removidos. Principalmente porque a quantidade de carbono existente tem de ser reduzida. Isto é feito através de injeção de oxigênio no interior do convertedor. Para reduzir o calor que se desenvolve neste processo exotérmico até 25% da sucata é adicionada. A escória [resíduos da fusão de metais ou da redução de minérios, mais leves do que estes, e que, portanto sobrenadam] e o aço líquido são derramados em