Processos industriais
MATÉRIA: PROCESSOS INDUSTRIAIS SÉRIE: ME2A
ALUNOS:
MARIA GABRIELA MATOS PAULINE MIRANDA MARTINS VITÓRIA FERREIRA DE VASCONCELOS
Gasolina e Metanol
Curvelo, 2013
Gasolina e Metanol
- Gasolina
No mundo industrializado, a gasolina é um fluido vital. Ela é tão vital para a economia como o sangue é para uma pessoa. Os Estados Unidos sozinhos consomem quase 500 bilhões de litros de gasolina por ano.
A gasolina, combustível utilizado por excelência para automóveis, devido ao seu elevado poder calorífico e à facilidade de se misturar com o ar, resulta numa junção de átomos de hidrogénio e carbono líquidos voláteis, inflamáveis, que têm origem no petróleo.
Acredita-se que o petróleo resulta de restos de animais e plantas marinhas que viveram há muitos milhões de anos e cuja deterioração bacteriana deu origem a detritos constituídos, essencialmente, por carbono e hidrogénio.
- Processo de produção
O petróleo ao conter hidrocarbonetos faz com que os seus átomos de carbono que o constituem se unam em cadeias de diferentes comprimentos.
O que se tem verificado é que as moléculas de hidrocarbonetos de diferentes comprimentos têm propriedades e comportamentos diferentes, isto significa que esta diferença faz com que as cadeias tenham pontos de ebulição mais altos e possam ser separadas por destilação. Este vapor é retirado antes de ser passado para a fase seguinte, em que é bombeado por uma câmara com o catalisador.
Com o passar dos anos estes sedimentos ficaram cobertos, a uma profundidade de cerca de 3 quilómetros, por camadas de areia e resíduos, fazendo com que o calor e a pressão dessem origem aos hidrocarbonetos, isto é, compostos químicos constituídos apenas por átomos de hidrogénio e carbono.
Este processo é exatamente o que acontece numa