Processos Industriais
Contaminação por anthrax
Devido aos recentes acontecimentos mundiais que levaram pânico e medo às populações do planeta, o bioterrorismo ou terrorismo químico-biológico como também é chamado está em alta nas manchetes. É conceituado como sendo a liberação intencional de produtos químicos ou agentes infecciosos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Esses agentes causadores de infecções são liberados no ar ou, principalmente, através da contaminação de centrais de abastecimento de água. Isso tudo ocorre com a clara intenção de prejudicar ou até mesmo aniquilar populações inteiras de um país alvo com a possibilidade de difundir doenças por todo o mundo através da disseminação do agente infeccioso.
Isto é explicado da seguinte maneira: uma pessoa pode ter contraído uma doença e não tendo conhecimento do contágio, fazer uma viagem para outro país e levar consigo o agente infeccioso. Podemos citar também o envio de cartas contaminadas, como aconteceu após o 11 de setembro nos Estados Unidos.
Existem vários agentes infecciosos como bactérias e vírus que podem ser disseminados com facilidade, como por exemplo, a bactéria s (bacilo) anthrax, e o vírus da varíola, este apesar ser uma doença erradicada no mundo e sua manipulação ser restrita a centros de pesquisa como o CDC em Atlanta/USA, ainda é manipulado em laboratórios não oficiais de paises que dedicam a guerra Biológica . Existem microrganismos causadores de doenças que ainda estão em estudo e que podem ser utilizados confins não pacíficos. Hoje, as condições para diagnosticar uma epidemia, e as condições de controlar a disseminação dos diversos agentes infecciosos torna-se bastante complexo visto que as aglomerações urbanas, pobreza e outros fatores sociais e econômicos são empecilhos graves para contenção de epidemias.
A quantidade de vacinas para todos os trabalhadores da área de saúde e para a população, dependendo do microrganismo não é suficiente. A população