Processos gráficos - acabamento gráfico
a) Laminação.
b) Hot-stamping.
c) Relevo americano.
d) Corte especial.
2. Qual a função da fase de acabamento gráfico?
Essa fase consiste nos acabamentos finais da peça gráfica em questão. Acabamentos que são: dobra, corte linear ou especial, vinco, picote, plastificação, verniz UV, verniz localizado, relevo seco ou americano, hot stamping e também a encadernação.
3. O que significa a expressão “formato acabado”?
A expressão formato acabado é uma das características finais do acabamento básico mais especificamente em refile, no qual a execução da guilhotina no formato impresso.
4. O que são “marcas de impressão”?
É a forma de orientar os operadores das máquinas através de códigos visuais contida na peça gráfica impressa. São elas: marcas de corte, marcas de dobra, marcas de registro, tira de cor, escala de densitômetro entre outros.
5. A figura ao lado representa, de modo simplificado, a arte final de um impresso laminado com uma dobra. Nela, quais são as marcas de corte e quais são as marcas de dobra?
As marcas de cortes são as linhas contínuas que foram impressas externamente ao formato acabado. As marcas de dobras são as linhas pontilhadas, neste caso encontra-se centralizada.
6. Em um material impresso, o que vem a ser a sangria? Qual a sua importância?
É uma área da peça gráfica no qual há uma extensão além da linha de refile, normalmente medido de dois a cinco milímetros. É uma área necessária para diminuir a margem de erro do refile.
7. O que significa a expressão “corte seco”?
8. No quê o corte se difere do refile?
O refile é feito por uma máquina chamada guilhotina que tem como característica apenas refile retilíneo. Já o corte produz cortes especiais, irregulares, internos, não retilíneos, não ortogonais.
9. No quê o vinco se difere da dobra?
O vinco pode ser utilizado em papel, cartolina e