Processos gerenciais
PASSO ½
Ênfase nas tarefas
É a abordagem típica da Escola da Administração Científica. Administração Científica é a Escola de Administração Científica teve seu início no começo do século XX, pelo original engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856 a 1915).
Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e tentar elevar o nível de produtividade por meio de aplicação de métodos e técnica da Engenharia Industrial.
Até então a escolha do método de trabalho era confiada ao próprio operário que se baseava na sua experiência para finalizar as tarefas, como conseqüência se revelada uma profunda disparidade de métodos de trabalho, pois cada operário trabalhava de um jeito .
Taylor procurou tirar do operário a responsabilidade do operário ou o direito de escolher como trabalhar para impor-lhe o um método planejado e estudado das tarefas por um profissional especializado.
Essa administração das tarefas assentava na organização racional do trabalho para definir o método pelo qual o operário poderia se tornar eficiente em suas tarefas.
A técnica para chegar os métodos racionais era o estudo de tempos e movimentos.
As atividades mais complexas eram subdivididas em atividades mais simples.
Simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente.
Daí a fragmentação das tarefas para permitir a especialização do trabalhador.
A produção em Massa
A linha de montagem na qual o operário executa tarefas simples e repetitiva ao longo de sua jornada diária de trabalho é um dos exemplos típicos dessa fragmentação, simplificação das tarefas e busca da padronização. Henry Ford teve a intuição de utiliza-la para produzir automóveis e reduzir drasticamente os custos de produção e, como resultado, o preço de um carro que antes era privativo e exclusivo das grandes fortunas. Ford popularizou o automóvel graças a sua genialidade. Não inventou nada, mais soube como poucos utilizar as