PROCESSOS GERENCIAIS
TUTOR A DISTÂNCIA: CAMILA SILVA DE MENEZES COSTA
2º SEMESTRE
PROCESSOS GERENCIAIS
LUZIANIA/2013
INTRODUÇÃO
O termo planejamento é antigo. A utilidade do planejamento, como ferramenta de administração, mudou desde a época de seu surgimento.
No passado, os administradores e líderes consideravam o planejamento um luxo ou algo extra, usado para ocasionar mudanças. No entanto, o planejamento deu aos administradores e líderes um a vantagem considerável sobre seus concorrentes na busca de maiores desafios a serem enfrentados.
O mercado é dinâmico, altamente competitivo e globalizado, exigindo um refinado conceito de estratégia para que as empresas possam buscar melhor posicionamento dentro de suas áreas de atuação.
O cenário atual vivido pelas organizações, em virtude da globalização e das incessantes inovações, demanda a utilização de práticas administrativas que visem à melhoria contínua. A globalização que eliminou fronteiras geográficas também fez com que o capital se tornasse mais dinâmico e, à medida que a crise financeira mundial se agrava provocando instabilidade na situação econômica brasileira, as empresas trabalham mais fortemente com mudanças organizacionais nas suas estruturas ou na implementação de programas de qualidade e de melhoria contínua. Esta dinâmica tornou-se permanente nos últimos anos devido às novas forças de mercado que levam às organizações a implementarem novas habilidades estratégicas, exigindo novos desenhos organizacionais e melhoria nos processos.
Objetivando dar respostas às pressões, questionamentos e desafios que se apresentam no cenário atual e futuro, as organizações têm procurado realizar planos para prover as procuras da sociedade. Refletindo fortemente sobre velhas práticas, que hoje não apresentam mais eficácia, e sendo impulsionadas a procurar novos rumos e opções dentro e fora do seu ambiente, através de