Processos de transformação de petróleo
Refinação do petróleo: A destilação constitui uma separação, puramente física das diferentes substâncias misturadas no petróleo bruto. Deste modo, a destilação não altera a estrutura das moléculas e, assim sendo, as substâncias conservam a sua identidade química. Para a obtenção de maior número e variedade de produtos, as facções mais pesadas são partidas em facções leves pelo processo de Cracking. Este processo consiste, essencialmente, em decompor pelo calor as moléculas grandes das substâncias pesadas, cujo ponto de ebulição é elevado, para obter substâncias constituídas por moléculas de tamanho menor e que correspondem a substâncias mais voláteis, logo com ponto de ebulição mais baixo. Deste modo, por exemplo, o fuel-oil ( óleo combustível pesado ) pode ser convertido em gasolina.
Destilação seca do carvão mineral: O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído da terra por processos de mineração, é um mineral combustível é composto primeiramente por átomos de carbono e magnésio sob a forma de betumes. Dos diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral o mais abundante.
Purificação do gás natural:
A presente invenção refere-se a um processo para a purificação de gás natural para fazer com que ele fique de acordo com as especificações de gás ou de tubulação compreendendo que o gás tenha um ponto de orvalho entre 0 e 18°c e um teor de h~ 2~s abaixo de 4 ppm em volume. H~ 2~s e água são removidos simultaneamente do gás natural em uma coluna de absorção onde o gás é posto em contato com uma solução de amina-glicol.