Petroquímica
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo. Devido a essas circunstâncias em que foi formado, o petróleo encontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo. Quando o petróleo é extraído, geralmente vem acompanhado de água salgada, devido ao antigo mar existente neste local.
2- Extração Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida. O método usado para obter petróleo de diferentes formas é a destilação fracionada, é ela a responsável por termos gás para a preparação de alimentos, combustíveis para abastecer automóveis, aviões, navios. Como se vê, o petróleo é uma rica fonte de energia, daí o porquê de ser considerado tão importante para a economia mundial.
3- Prospecção:
É a detecção de reservas de petróleo e gás natural (hidrocarbonetos fósseis) por meio da analise da estrutura do subsolo em profundidade sem a necessidade de custosa escavação ou perfuração (sondagem). Busca-se o reconhecimento da ocorrência dos recursos naturais, e faz estudos para determinar se os depósitos têm valor econômico, ou viabilidade econômica sem serem extraídos e um dos processos modernos da prospecção de petróleo é a simulação sísmica, visando fornecer modelos computacionais tridimensionais dos reservatórios de hidrocarbonetos, otimizando o projeto e execução dos poços de petróleo.
4- Refino:
O refino é composto por etapas, e nas refinarias, os