Petroleo
Os restos de matérias orgânicas, bactérias produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele e o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos.
O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgânicos, este contido na rocha mãe, A partir dai o petróleo e expulso sob efeito da compartacao provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis, tais como arenitos ou calcários.
Ocorrência.
O petróleo bruto ocorre em formações sedimentares penetrados em rochas porosas entaladas entre camadas impermeáveis. Quando submetido a altas pressões, o petróleo bruto tende a emigrar, e pode se deslocar ate a superfície sob forma de betunie. A profundidade em que se encontra o petróleo bruto e variável.
Propriedade física
O petróleo bruto e um liquido gorduroso de cor escora por vezes amarela, acastanhada, esvermelhada e verde [esta caracterização varia de jazigo para jazigo], e semelhante a óleo queimado, tem cheiro característico, e menos denso que a água e nela insolúvel. E inflamável.
Composição química.
O petróleo bruto, contem centenas de componentes, mas que importa referenciar os três principais (cicloalcanos, hidrocarbonetos aromáticos e albanos) cuja proporção destes também de jazigo para jazigo.
Extracção, destilação fraccionada e refinação do petróleo bruto.
Industrialmente, ao processo da transformação do petróleo ou Crude (inutilizável) em seus derivados, que são de aplicação indispensável, denomina – se Refinação do Petróleo. Tal como se sabe, o petróleo bruto quando da sua extracto e inutilizável, e havendo necessidade de se obter mais gasolina e seus derivados importantes sem excepção, este (petróleo) e submetido a refinar a qual integra vários processos.