Eng Amb
PROJETO INTEGRADOR VI
ALUNOS:
DIEGO MANZANARES TONON RGM: 256104
THAMIRIS REBECA SILVA SOARES RGM: 256472
SUZANA MARIA DE ARAÚJO RGM: 256462
SIMONE MOREIRA DA SILVA RGM: 256472
PROFESSORA: JULIANA
ENGENHARIA AMBIENTAL
MOGI DAS CRUZES
2012
ATIVIDADE 3
1- Nos sistemas anaeróbios de tratamento de esgoto a produção de lodo é alta ou baixa?
Nos sistemas anaeróbicos de tratamento de esgoto a produção de lodo é baixa devido às características metabólicas dos anaeróbicos.
2- Cite ao menos uma maneira (método) para caracterizar a quantidade de oxigênio necessária para oxidar compostos orgânicos convertendo-os em CO2 e água. Explique o método.
Uma maneira de caracterizar a quantidade de oxigênio necessária para oxidar quimicamente compostos orgânicos carbonáceos e nitrogenados, transformando-os principalmente em CO2 e água, é através da utilização da variável denominada DQO, a qual em suma pode ser removida através dos processos biológicos aeróbios, anaeróbicos e anóxicos, no caso de esgoto sanitário.
3- O que é respiração endógena?
Acontece quando o substrato disponível para a biodegradação é totalmente consumido e os microrganismos passam a consumir o próprio plasma microbiano para obter energia para suas reações celulares.
4- Quais os principais gases gerados em um processo anaeróbico de degradação?
Metano (CH4) e Gás Carbônico (CO2).
5- Cite e explique as etapas do processo de degradação anaeróbia?
O processo de degradação é constituído de quatro etapas fundamentais, sendo elas
(Hulshoff Pol, 1996).
- Hidrólise, na qual, através da ação de exo-enzimas das bactérias hidrolíticas fermentativas, as proteínas, os lipídios e os carboidratos são convertidos em substâncias menos complexas, que podem então, passar através da parede celular e membranas das bactérias responsáveis pela próxima etapa;
- Acidogênese, que é promovida por cerca de 90% da população total de